-
Arquitetos: Yemail Arquitectura
- Área: 1233 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Argos, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Subterrâneo Monumental está localizado em duas câmaras dentro da Catedral de Sal de Zipaquirá, Colômbia, a 180 metros abaixo da superfície e a poucos metros da igreja subterrânea. A importância de todo o complexo da Catedral reside não apenas em seu valor religioso, mas também em seu valor patrimonial, cultural, ambiental e social.
Com o objetivo de preservar e revitalizar os valores históricos deste lugar extraordinário, propõe-se a realização de um Museu de Esculturas que recupere suas qualidades arquitetônicas, espaciais e simbólicas com uma intervenção que respeite a autenticidade da Catedral e da mina desde a atuação do arquiteto Roswell Garavito Pearl em 1990.
Concebido para abrigar uma série de obras realizadas por 22 escultores renomados mundialmente de 19 países, que foram convidados para trabalhar diretamente neste local na Colômbia, o Museu busca, essencialmente, recuperar o profundo significado da Catedral de Sal e conectá-lo com a experiência da arte contemporânea.
Ocupando duas câmaras contíguas e interligadas por um túnel, o museu contém uma série de baixos-relevos esculpidos nas paredes laterais das câmaras, uma área para exposição das esculturas em mármore, uma área para exposições temporárias e um anfiteatro circular para a realização de eventos culturais; além disso, o museu é complementado por um café temático e uma loja para a venda de objetos artísticos relacionados ao próprio museu.
Assim, propõe-se um grande cenário de esculturas de arte moderna, ativado com eventos singulares e pausas no percurso. As obras estão dispostas em duas plataformas as quais permitem destacar as esculturas que - como peças essenciais de uma obra de arte maior - se apoiam, se reúnem, pairam sobre as bases e se inscrevem nas paredes para serem contempladas pelos visitantes desde diversos ângulos e pontos de vista.
Obras e eventos ocupam estrategicamente o espaço das duas câmaras sob o efeito de uma constelação de luminárias que - sem alterar o genius loci da mina - potencializam e conferem um sentido renovado ao local construído pelo trabalho dos mineiros ao escavar a mina, com as obras realizadas pelo preciso trabalho dos escultores, somado ao trabalho alcançado com o concreto pelos construtores e a precisa ordenação de todos os elementos concebida pelos arquitetos.
A irregularidade orgânica das câmaras contrasta com o recorte preciso da pedra, a fundição e a modelagem geométrica do concreto, a montagem da madeira e a disposição cuidadosa dos eventos. O Museu Subterrâneo Monumental busca o equilíbrio entre as forças orgânicas do subsolo e as forças geométricas da criação artística e arquitetônica instalada no mais profundo da maior obra de caráter Patrimonial da Colômbia: a Catedral de Sal.